O Projeto

INTRODUÇÃO


 Com a praticamente incontrolável popularização da redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Whatsapp - as mais usadas no Brasil), o comportamento da sociedade mudou.  Principalmente nas cidades grandes, onde o acesso a tais redes é mais facilitado, as pessoas - principalmente jovens na faixa de 13 a 20 anos- tem mostrado um comportamento nada semelhante ao mostrado há alguns anos atrás.

 O simples hábito de conversar junto à mesa, reunir a família na sala para assistir um programa de TV, e mesmo a interação verbal entre membros das famílias vêm se perdendo cada vez mais, um dos fatores é o aumento do tempo em que cada pessoa passa conectada a alguma rede social.
 Para mostrar alguns dados sobre a grandeza e popularização dessas novas artimanhas de entretenimento para o homem moderno, a seguir, um curto vídeo de curiosidades sobre as redes mais populares e sua abrangência pelo Brasil e mundo.



 Abaixo, um vídeo que nos mostra alguns dados sobre o crescimento das redes sociais e sua abrangência pelo Brasil e pelo mundo.





OBJETIVOS

 O projeto em questão, visa mensurar de maneira crítica e quantitativa os impactos das redes sociais associadas às novas mídias tecnológicas, sobre a população como um todo. Partindo dos impactos micro escalares, como o comportamento invidual, até uma mensuração macro escalar, apontando os reflexos destas mudanças de paradigmas da sociedade comtemporânea no meio organizacional visando o âmbito das interações sociais.


Justificativa

Com a ascensão das redes sociais na sociedade contemporânea, baseado no desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionam interação constante e comunicação através do ambiente virtual (computadores, smartphones, tablets, entre outros), é importante estudar o impacto causado por estes artifícios em nosso dia a dia, levando em conta a tendência natural imposta não somente pelos meios organizacionais, que tendem à vender a imagem de que uma pessoa conectada à internet, uma pessoa conetada às redes sociais, é uma pessoa inserida na sociedade, como também influências impostas pela tecnologia no ambiente profissional do indivíduo.

 A quantificação dos impactos desta mudança dos dogmas primitivos do convívio social é um importante objeto de estudo, já que a sociedade como um todo é construída e formada por indivíduos, os quais regem as vertentes do desenvolvimento a partir de seus costumes e gostos, é importante também mensurar até que ponto é saudável este novo paradigma, além de seus benefícios para o avanço do sistema e do ser humano.


Relação Campo-Teoria 

A tecnologia influenciando o convívio social é um fenômeno recente e de grande impacto em praticamente todas as esferas da sociedade.

Relacionando o nosso trabalho com o conteúdo visto em aula, podemos relacionar com o vídeo "A Historia Secreta da Obsolescencia Programada". 
O vídeo nos mostra uma "conspiração" das empresas fabricantes dos produtos que nós consumimos no nosso dia a dia, com a finalidade de diminuir o seu tempo de vida útil, para que consumamos mais, aumentando seus lucros.
A industria tecnologica vem produzindo smartphones, notebooks, tablets e demais aparelhos tecnologicos com cada vez menos duráveis. Com isso, a inovação de tais tecnologias se dá de maneira muito mais rápido. A inovação geralmente os deixa com mais disponibilidade e mais facilidade para se manter conectado às diversas redes sociais e também a internet, viciando as pessoas cada vez mais em comprar os novos lançamentos da industrias, para ficarem cada vez mais conectadas.


Podemos também relacionar o trabalho ao texto do autor Enrique Padrós - Capitalismo, propriedade e Estado de bem-estar social que fala sobre o estado em que se encontrava o planeta no período pós segunda guerra. Nesse período,a disputa pela hegemonia do poder mundial, entre EUA e URSS resultou no que chamamos de Guerra Fria. Dentre vários outros fatores que se desencadearam durante este evento, a corrida espacial e armamentista ocuparam um papel quase que central na disputa. E foi durante esses dois grandes acontecimentos que foi desenvolvida a internet, para que os cientistas pudessem compartilhar seus dados de pesquisa de uma forma rápida e segura. Nascia aí o príncipio da grande febre mundial, e graças ao surgimento e popularização da internet que as redes sociais puderam se espalhar e virarem o grande sucesso que são hoje.



Conclusão


 Com os resultados obtidos através de nossa pesquisa e da pesquisa de campo envolvendo as pessoas que participam do grupo da UFABC no Facebook, podemos concluir que as redes sociais tomaram um papel muito mais centralizado na vida das pessoas do que possa ter se imaginado algum dia. A abrangência e dependência delas alcançaram proporcões incríveis.


 Concluímos também que, principalmente entre os jovens, onde o uso de tais meios de interação social é bem mais intenso, houve sim uma mudança de comportamento. Mudança causada na relação desses jovens com a família, com amigos e com toda a sociedade à sua volta.

 E por fim, como mostrado no texto "As novas doenças causadas pelo uso da internet", esse uso tão instenso, além de causar uma relação de dependência e necessidade por se estar sempre conectado, causa doenças nos aspectos fisiológicos, psicológicos e traz problemas no modo em que as pessoas se inter-relacionam em nossa sociedade.





Referências Bibliográficas