terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Cyberbullying/Difamação Virtual

 Como foi dito no texto de Walter Antonio Bazzo, estudado durante o curso, os estudos de CTS dividem-se entre a tradição europeia e a tradição americana. Nosso trabalho segue a vertente europeia, à medida que o blog traz uma análise de caráter descritivo sobre a relação entre o indivíduo e as redes sociais.

Buscamos um marco explicativo através da psicologia, fazendo uma interação entre alguns fenômenos ocorridos nas redes sociais e certos complexos psicológicos. Um exemplo é o cyberbullying, que nada mais é do que uma maneira vexatória e discriminatória de exposição do outro por meio das redes sociais. Podemos acompanhar diversos casos de suicídio ou depressão daqueles que sofrem tais atos, como o caso recente da garota Fran, de 19 anos, que teve vídeo de sexo divulgado nas redes sociais. Tais exposições podem trazer consequências psicológicas graves para a vítima, que se afasta do convivio social por meio de perseguições. 

Projeto de Lei

 Na quarta-feira (23/10), o deputado federal Romario (PSB - RJ) apresentou o Projeto de Lei 6.630 de 2013, que torna crime a divulgação indevida de material íntimo. Em seu perfil no Facebook, o político e ex-jogador de futebol publicou nesta sexta-feira dia 25 que "esses crimes se tornaram muito comuns depois dos smartphones e causam prejuízos irreversíveis à moral e à integridade das vítimas, que são, em sua maioria mulheres."

 No projeto apresentado, Romário justificou que a Constituição Federal já assegura o direito à inviolabilidade de intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas. "Contudo, lamentavelmente cresce o numero de mulheres que têm suas imagens íntimas disponibilizadas nos meios eletrônicos por seus ex-companheiros, por ato de vingança, humilhação ou autopromoção", relatou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário